lunes, 22 de julio de 2013

RESENHA DO FILME: “OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE”

Ana Elizabeth Fornara
O filme “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore” foi contemplado com Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2012. Willian Joyce e Brandon Oldenburg, ambos americanos, são os diretores do filme e confessam que a obra foi inspirada no ator e diretor Buster Keaton, em algumas cenas do filme “O mágico de Oz”, e também, no furacão Katrina que devastou Nova Orleans em 2005.
            Lessmore está sentado na varanda de sua casa, escrevendo um livro. Quando, de repente um vento muito forte leva-o juntamente com toda a cidade para um lugar extremamente diferente, com uma mulher suspensa no ar por livros voadores. A cena inusitada deixa o homem embaraçado. É então, que um livro voa na direção de Lessmore e o conduz até uma biblioteca repleta de livros com vida.
          O protagonista passa a cuidar desta misteriosa casa e das obras que ela contém. As pessoas que passam por lá são contagiadas pela magia das histórias. Lessmore que encontra um mundo perfeito vai vivendo a emoção e a pureza de seus novos amigos, enquanto termina sua própria biografia.
            O filme relata de forma leve e emocionante a história de pessoas que são apaixonadas por livros, e o poder curativo que essas obras possuem, podendo transformar a vida de seres humanos. Mostrando que de certa forma, tudo fica mais colorido e bonito com as palavras.
          Enquanto assistimos, podemos viajar por outras dimensões, por outro mundo. De sonhos, de fantasias e da mágica presente nessa grande invenção humana. É algo que nos leva para outras realidades e que nos remete à uma reflexão sobre o que é ser leitor. De forma dinâmica é capaz de instigar os mais diferentes públicos.

4 comentarios:

  1. muito legal, é assim mesmo, sem os livros a vida fica sem cor

    ResponderBorrar
  2. NOSSA NÃO SABERIA VIVER SEM ELES, DESDE OS MEUS SEIS ANOS QUE "ELES" ME ACOMPANHAM E ME FAZ VOAR POR TODOS OS LUGARES!

    ResponderBorrar
  3. quero o resumo desse asassunto principal por favor me der

    ResponderBorrar